CIRURGIA ROBÓTICA PARA TRATAMENTO DA APNEIA DO SONO

 

Conheça os resultados da Cirurgia Robótica para tratamento da Apneia do Sono e onde o procedimento pode ser realizado.

A cirurgia robótica transoral (TORS) refere-se a uma variedade de procedimentos que utilizam a plataforma Da Vinci Surgical System®, produzida pela Intuitive Surgical (Sunnyvale, CA).

Também conhecida como Robô Da Vinci, essa plataforma possibilita o corte endoscópico preciso de tecidos da faringe, utilizando uma câmera 3D de alta definição, aliada a uma variedade de instrumentos com movimentos articulados, todos controlados por um cirurgião, através de um console.

O uso desta plataforma na faringe (transoral) foi desenvolvida na Universidade da Pensilvânia – UPenn (EUA), pelos Drs. Weinstein e O’Malley, para o tratamento do câncer de orofaringe, sendo aprovada pelo FDA em dezembro de 2009. 

Vale lembrar que a FDA – Food and Drug Administration, é uma autoridade reguladora americana, cuja função máxima é proteger a saúde pública e, entre suas atribuições, está a de assegurar que dispositivos médicos destinados ao uso humano sejam seguros e eficazes.

Dada a aprovação, a plataforma passou a ser utilizada para variadas cirurgias transorais. Aproveitando-se desta inovadora solução tecnológica, a cirurgia robótica também se consolidou como uma alternativa eficiente para o tratamento da apneia do sono, desde 2010.

Neste artigo, falaremos mais sobre a eficiência da cirurgia robótica para tratamento da apneia do sono.

O QUE É APNEIA DO SONO

Por definição da Academia Americana de medicina do Sono (AASM), a apneia obstrutiva do sono (AOS) é caracterizada por “pausas na respiração, que acontecem principalmente nos estágios mais profundos de sono, quando há maior relaxamento da musculatura da faringe”.

A apneia do sono pode causar diversas complicações para quem sofre desta doença, como: aumento dos riscos de infarto e de acidente vascular cerebral (AVC) e desenvolvimento da hipertensão arterial.

O ronco é relatado como o sintoma mais comum da doença, entretanto, não é o único. Quem vive sozinho e nunca ninguém reclamou dos roncos, apesar de existirem aplicativos que registar o ronco (ex. snorelab), pode ficar atento a alterações na memória, concentração, desempenho das atividades intelectuais, cansaço e sonolência, pois são indicadores que há algo errado com o sono.

Além de problemas sérios ao organismo, o ronco causa transtornos na vida social também.

Estudos sobre a apneia do sono

Diversos estudos realizados com pessoas portadoras de apneia obstrutiva do sono, demonstraram, nos últimos anos, uma alta prevalência de obstrução da via aérea ocasionada pelo relaxamento da língua como cauda do problema.

Estes estudos foram realizados tanto por meio da ressonância magnética quanto com a Endoscopia com Sono Induzido (DISE). Este último exame é extremamente capaz de identificar, com maior exatidão, a localização dos sítios de obstrução.

É possível, inclusive, diferenciar quando a obstrução ocorre por relaxamento muscular ou por aumento do tecido localizado na base da língua (tonsila lingual).

CIRURGIA ROBÓTICA NO TRATAMENTO DA APNEIA DO SONO

 

A utilização da cirurgia robótica no tratamento da apneia do sono foi desenvolvida em 2010, pelo Dr. Claudio Viccini (Itália), visando à remoção do tecido hipertrofiado na base da língua (tonsila lingual).

Quando comparada com as tradicionais cirurgias transorais, a visualização 3D de alta definição e a destreza proporcionada por duas mãos controlando os instrumentos articulados, oferecem grande precisão e prevenção de sangramentos, possibilitando a remoção de todo tecido em excesso na faringe, dependendo da anatomia do paciente.

Em revisão publicada em 2021, a taxa de sucesso é de 76%, na análise de 1693 pacientes operados1 por meio da cirurgia robótica. Em estudo publica pela equipe do Dr Eric Thuler, essa taxa pode chagar a 89% quando utilizando critérios objetivos na indicação do procedimento.

Portanto, quem sofre com a apneia do sono encontra, na cirurgia robótica, uma alternativa ao tratamento conservador, o chamado CPAP. A cirurgia robótica para tratamento da apneia do sono é minimamente invasiva, oferece enorme precisão e reduz o risco de complicações e sangramentos durante o procedimento.

ONDE FAZER A CIRURGIA ROBÓTICA PARA APNEIA DO SONO

Os pacientes que sofrem com a apneia do sono são submetidos a um protocolo de identificação do sítio de obstrução, por meio da Endoscopia do Sono Induzido.

Com os resultados deste exame, é possível identificar o tratamento adequado, isto é, se é um caso cirúrgico.

Sendo um caso cirúrgico, o paciente poderá ser indicado para a cirurgia robótica para tratamento da apneia do sono, com base no sitio de obstrução identificado.

O Dr. Eric Thuler e sua equipe foram os primeiros profissionais da América Latina a oferecer a cirurgia robótica como opção para o tratamento da apneia do sono, utilizando protocolo de identificação do sítio de obstrução desenvolvido pela sua equipe.

Atualmente, o Dr. Eric compõe o time de estudos em tratamentos alternativos ao CPAP na própria Universidade da Pensilvânia (EUA), instituição em que a cirurgia robótica transoral foi desenvolvida.

Então, se você está em busca de uma alternativa eficiente para a apneia do sono além do CPAP, seja para você, ou seja para uma pessoa próxima, entre em contato com a equipe do Dr Eric Thuler e agende uma consulta.

 

  1. Lechien JR, Chiesa-Estomba CM, Fakhry N, et al. Surgical, clinical, and functional outcomes of transoral robotic surgery used in sleep surgery for obstructive sleep apnea syndrome: A systematic review and meta-analysis. Head and Neck. 2021;43(7):2216-2239. doi:10.1002/hed.26702.